quinta-feira, 27 de março de 2008

Radio Industrial de Juiz de Fora- parte 03

Dolár Tannus, gerente da Rádio Industrial, nasceu na cidade do Rio Grande, RS, e iniciou sua vida artística naquela cidade e no grupo Radiointerior, sendo posteriormente transferido para Juiz de Fora.

Era realmente excelente profissional, sabendo TUDO de Rádio, e me ensinando muito, por ter visto em mim, um potencial funcionário.

Estranho, como percebeu apenas ao conversar comigo, meu timbre de voz, bem como minha facilidade de me expressar, tirando-me a idéia de continuar executando acordeom como roby, já que realmente até aquele instante, aos 17 anos de idade, minha intenção era seguir a carreira militar ( Aeronáutica ), pois estava prestes a me inscrever para servir ao Exército.

Ele investiu em mim, cobrando-me sempre muito ao ler comerciais e anunciar as músicas ao microfone, ensinando-me a ler as palavras com todas as sílabas bem acentuadas, numa só tonalidade e diapasão, a saber como respirar durante a leitura, e dando-me noção de Inglês, Francês, Espanhol e Alemão, para que dentro do possível passasse aos ouvintes, nomes de músicas e notícias internacionais, com a melhor pronúncia, fazendo com que aqueles mais cuiltos, tivessem melhor impressão da emissora dirigida por ele....

Infelizmente, hoje não mais se consegue quem tenha a vontade de ensinar aos mais novos, bem como a capacidade para tal!

Os profissionais de hoje, saem das Faculdades, sem a menor condição para trabalhar ao microfone, pois conseguem apenas a TEORIA, sem obter a PRÁTICA tão necessária nesses casos.

Há professores, que nunca usaram um microfone, e portanto como poderão passar aos estudantes, aquilo que não aprenderam !

Os empresários do setor, atualmente só pensam no faturamento , sem perceber que para tal, necessitam apresentar um bom trabalho profissional, para que possam ter um produto final a oferecer ao anunciante.

Não havendo o produto, não há o retorno financeiro, não havendo retorno financeiro, óbviamente não há o bom profissional, pois este não aceitará trabalhar por quantias ínfimas, como acontece hoje.

Naquela época não havia Faculdade de Comunicação, e todos os profissionais eram auto didatas e dos melhores, pois faziam seu trabalho por AMOR à ARTE.

Na Rádio Industrial, estive ao microfone durante 09 meses, atuando inclusive como Rádio - Ator em algumas ocasiões, por influência e até mesmo exigência de Dolár, no que só tenho a agradecer.

Lembro-me e bem que já no Carnaval daquele ano ( 1955 ) ele me levou para transmitir AO VIVO os bailes de gala do Hotel Quitandinha em Petrópolis, RJ., que eram os mais badalados da época, com grande presença de público e da alta sociedade carioca.

Foi sucesso absoluto: para mim e para a Rádio Industrial.

Em setembro daquele ano então, surgia a terceira emissora de Rádio AM na cidade: Difusora Minas Gerais, que faria concorrência com a PRB-3 e a Industrial.

Um comentário:

Fernando Sérgio disse...

Caro Glauco: Vc se lembra de mim? Fernando Sérgio ( Fernandinho) da Globo e namorado (hoje marido da Samira e já com dois filhões). Amamos você. Manda pro meu e-mail o seu endereço que muito gostáríamos de revê-lo, meu amigo.
Abraço forte.
Fernando Sérgio (Hoje, rádio Tupi) e Samira Costa.